segunda-feira, 10 de março de 2008

Fonte - Parte 2 de 2

Existem ainda algumas pequenas questões quanto a fonte que usar. O tamanho é a mais obvia. O padrão é a Times New Roman 12. Menor do que isso a leitura fica um pouco prejudicada. Um tamanho 12,5 ou até 13 é ainda bom. Se o seu livro se destinar a crianças ou a um público mais velho, você pode até pensar em usar 13,5 ou 14, ainda que 13 com um espaçamento 1,5 ou superior já será o suficiente.

Os tamanhos das fontes não são padronizados. A Arial 10, por exemplo, é maior do que a Times New Roman 10, que é maior do que a Verdana 10.

A fonte que você escolheu provavelmente será diferente da Times, então para descobrir que tamanho a sua fonte corresponde ao 12 da Times, simplesmente coloque uma frase em Times 12 ao lado da sua fonte e encontre o tamanho apropriado.

Outra coisa que é importante: evite os extremos (eu sei que já falei isso, mas vale a pena lembrar). Uma fonte banal como a Arial ou Times New Roman não é atraente. Estamos cansados de vê-las em jornais, revistas, Internet, currículos, cartas.... tente algo novo, porém... não caia no extremo. Não use fontes rebuscadas demais, como góticas, em estilo árabe ou que imitam escrita a mão. Ler um texto longo com fontes assim é uma verdadeira tortura e não gera nenhuma simpatia nos seus leitores. O melhor é escolher uma fonte similar a garamond, times, goudy, sabon... pois elas são de fácil leitura e por serem similares a fontes largamente usadas os leitores estão familiarizados com sua forma (tornando a leitura mais rápida), além de dar uma boa apresentação para o seu livro.

A última coisa: use apenas uma fonte no do seu livro. Tudo bem se a capa tiver outra fonte, mas no interior use apenas uma. Isso melhora em muito o visual do livro, o que é vital quando se quer trabalhar com livrarias e distribuidores, e facilita a leitura.

Por Norman Lance, especialista em publicação independente, autor de CONEXÕES

Nenhum comentário: