quinta-feira, 6 de março de 2008

Qual Fonte Escolher - parte 1 de 2

A fonte de um livro é algo sobre o qual todo autor deve se preocupar. Mas não se preocupar demais. Você só tem que saber algumas coisas essencias:

Existem dois tipos de fontes, as com serifa e as sem serifa.

Esse é um tipo de fonte sem serifa,

e esse é um tipo de fonte com serifa.


A diferença é que as fontes com serifa permitem uma leitura mais fluida. A serifa são essas curvinhas na letra, repare bem.

Outra coisa importante na hora de escolher a fonte do seu livro é evitar os extremos. Uma fonte muito rebuscada atrapalha a leitura e pode ser um fator decisivo para um leitor deixar o seu livro de lado. Por outro lado, fontes muito comuns (Arial, Times New Roman) não impressionam. Todos os dias vemos essas fontes. Procure então uma fonte que fique no meio termo, que não seja banal nem muito exótica. Hoje em dia as fontes da Sabon, Goudy e Garamond são ainda boas opções. Talvez não sejam em alguns anos, quando os leitores quiserem um novo tipo de fonte.


Uma boa forma de encontrar a fonte ideal para o seu livro é dar uma olhada em outros livros do mesmo gênero que o seu. No site www.dafont.com procure o tema SERIF, lá você encontrará centenas de fontes de fácil leitura e que se aproximam da convencional Times.

Para texto na Internet, as fontes sem serifa (como Arial) são as mais indicadas. Ainda não se sabe a razão, mas em uma pesquisa feita por Dr. Ralph F. Wilson, um consultor de negócios, mostrou que quase 2 em cada 3 pessoas preferem ler um texto em Arial (sem serifa) do que em Times New Roman (com serifa). Ele notou também que a fonte Verdana é a mais indicada quando você tem que usar um tamanho menor de fonte ( como 9). Amanhã mais informações sobre fontes.

Nenhum comentário: